Para solicitação do serviço Rodoviário, o Paytrack disponibiliza integração junto ao ClickBus - plataforma para consulta e aquisição de passagens de ônibus.
Essa integração funciona semelhante a solicitação de Hotel e Veículo, no momento da Solicitação ocorrerá a pesquisa dos Rodoviários (Viação, Origem, Destino, Horários e valores ).
Atenção: Não é possível configurar uma credencial diferenciada por agência. Caso cliente ou agência fornecedora contemple acordo específico junto às viações, será necessário atualizar valor no momento cotação/emissão.
1. Parametrizando e ativando o serviço
Para ativar o serviço, basta acessar as Configurações > Cadastros > Tipos de despesa > Rodoviário > Ativar e clicar em Salvar.
2. Parametrizando Política
Agora, basta ativar as regras de rodoviário na política para que fique disponível para a solicitação dos colaboradores. Em Políticas > política regente do fluxo de solicitação > ativar as as regras:
- Utilizar rodoviário;
- Validar menor preço na escolha do rodoviário: Bloquear ou alertar no caso de seleção de rodoviário que não seja o menor valor. Caso seja indicada a regra de alertar será obrigatório informar uma justificativa no momento de criar o relatório; Ao habilitar essa regra, abrirá uma tela para que seja inserido a porcentagem de variação e a ação do sistema sendo elas: Alerta, Bloqueia ou Aprovação (Como funciona a hierarquia de política violada?).
- Validar prazo de antecedência para requisição de rodoviário: Inclui um prazo mínimo para que o colaborador possa solicitar um rodoviário. Esta regra se aplica exclusivamente ao serviço rodoviário, os demais serviços seguem a regra geral de antecedência do relatório. Caso seja indicada a regra de alertar será obrigatório informar uma justificativa no momento do relatório; Ao habilitar essa regra, abrirá uma tela para que seja inserido a quantidade de dias antecedentes que o colaborador deve solicitar o serviço e a ação do sistema sendo elas: Alerta, Bloqueia ou Aprovação (Como funciona a hierarquia de política violada?).
- Validar sobreposição na pesquisa rodoviário: Para cada colaborador, verificar sobreposição da pesquisa sendo realizada com demais reservas transporte rodoviário;
3. Acione o suporte
Você deverá acionar a equipe de suporte técnico para habilitarmos a credencial da ClickBus na sua base.
Veja como acionar a equipe de Suporte aqui.
4. Como solicitar
Após acionar o suporte e ter sua credencial com a ClickBus ativa, segue passo a passo para solicitar serviço rodoviário.
Basta clicar sobre o fluxo de Solicitação > aba Rodoviário > inserir o local de Origem, Destino e as datas de Ida e Volta (opcional) e clicar em Pesquisar.
Agora, basta clicar em Selecionar na opção desejada.