O que é a autorização de dispositivo?
A validação de dispositivo é uma medida regulatória de segurança que visa proteger as transações realizadas via Pix na Paytrack, garantindo que apenas dispositivos autorizados possam efetuar pagamentos. Esse processo adiciona uma camada extra de proteção, evitando fraudes e transações não autorizadas.
Qual o cronograma?
A validação de dispositivo será necessária a partir do dia 01 de novembro de 2024.
Por que ela é necessária?
- Previne o uso não autorizado de contas corporativas para realizar transações via Pix.
- Garante que apenas dispositivos previamente autorizados pela empresa possam iniciar pagamentos.
- Atende às exigências regulatórias e boas práticas de segurança recomendadas pelo Banco Central do Brasil na normativa BCB nºo 491
Como funciona?
- Autorização do dispositivo: Após a atualização do app, quando o usuário realizar a primeira tentativa de pagamento via Pix, ele precisará inserir os seguintes dados pessoais: nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, e-mail válido e telefone com DDD. Além disso, o usuário precisará inserir um código que receberá via e-mail.
- Uso autorizado: Após a validação, o dispositivo poderá realizar transações de forma contínua, desde que esteja dentro das políticas de segurança da empresa.
- Troca de aparelho: Se um usuário trocar de aparelho, precisará realizar a autorização do novo dispositivo. O dispositivo anterior será desautorizado a partir da conclusão da validação do novo aparelho.
Confira abaixo a jornada:
Importante: se o usuário não estiver com a versão do app atualizada, uma mensagem de erro será exibida, com a orientação de realizar a atualização: