A configuração de políticas de cobrança, validações e cálculos específicos por cliente permite uma gestão eficiente e personalizada das despesas e adiantamentos, garantindo que todas as regras sejam aplicadas corretamente.
Para configurar cobranças específicas por clientes, o usuário precisa ter as permissões necessárias tanto para cadastrar novos clientes quanto para aplicar regras de despesa relacionadas a eles. Para conceder essas permissões, acesse a tela de permissões e habilite as opções correspondentes ao cadastro de clientes e à utilização das regras de despesa para clientes.
Com as permissões habilitadas, o próximo passo é cadastrar os clientes. Para isso, acesse a aba "Clientes" nas configurações do sistema e siga o processo de cadastro.
Na tela "Clientes", você poderá criar novos registros ou editar registros já criados. Os campos obrigatórios para o cadastro são: "Razão Social", "CNPJ" e "Identificador". Além disso, é possível definir o status inicial do cliente como "Ativo" ou "Inativo" conforme a necessidade.
Após o cadastro dos clientes, o próximo passo é configurar as validações ou cálculos nas políticas de despesas ou adiantamentos.
Para configurar validações específicas para cada cliente, acesse a tela de validações dentro da política desejada e ajuste conforme necessário.
Ao adicionar uma nova validação, é possível configurar os seguintes parâmetros: quando a validação será aplicada, para qual cliente, como ela será aplicada e qual ação será realizada em resposta.
Para configurar cálculos específicos para cada cliente, acesse a tela de cálculos dentro da política desejada e ajuste conforme necessário.
Dentro da política, também é possível criar cálculos específicos para cada cliente cadastrado. Esses cálculos podem ser configurados com os seguintes parâmetros: quando aplicar, para qual cliente, e o que será aplicado (valor base).
Após configurar as validações e cálculos nas políticas, quando um relatório de solicitação for criado e o cliente estiver identificado na aba de cobrança, as validações e cálculos correspondentes serão automaticamente aplicados ao adicionar ou editar uma despesa.
Ao acessar a aba de cobrança, o usuário pode vincular o cliente previamente cadastrado, garantindo que as regras e políticas específicas configuradas para esse cliente sejam aplicadas corretamente.
Ao adicionar uma cobrança, será possível selecionar o tipo de cobrança, o cliente, o centro de custo, o percentual aplicável e outras informações necessárias, conforme a demanda.
Se for necessário adicionar uma cobrança para mais de um cliente, basta ajustar a porcentagem do primeiro cliente para 50% e, em seguida, adicionar o segundo cliente, que ficará com os outros 50%. No entanto, é importante lembrar que as validações e cálculos aplicados no relatório serão referentes apenas ao primeiro cliente cadastrado.
Ao criar uma despesa no relatório, se a validação para o cliente foi configurada para que o tipo de despesa seja "Alimentação" com um valor diário máximo de R$ 15,00, o sistema emitirá um alerta quando uma despesa que viole essa política for adicionada, conforme a configuração realizada.