Seu voo apresentou a notificação “Reserva em duplicidade”? Veja o que fazer!
Você sabia que as companhias aéreas podem aplicar multas caso você reserve mais de uma vez voos semelhantes?
Neste artigo, ajudamos você a saber como agir e evitar duplicidades.
Ao criar uma nova solicitação de passagem aérea, o Paytrack reserva este voo para você, para garantir o seu lugar no voo e tentar segurar a tarifa.
E com isso, você pode encaminhar sua solicitação para as próximas etapas, como aprovação.
Mas, quando e porque acontecem reservas em duplicidade?
Pode acontecer, por algum motivo, de você ou algum colega já ter feito uma solicitação de viagem. Esta solicitação pode estar em rascunho, ter sido reprovada ou mesmo estar em outro status.
E, você, ao invés de cancelar a outra solicitação que possui uma reserva ativa, inicia um novo pedido no Paytrack.
Ao criar uma nova solicitação, para evitar duplicidades e multas, o Paytrack vai verificar se existe alguma outra reserva sua ativa.
O que define uma reserva em duplicidade?
Para uma reserva ser considerada duplicada, os voos selecionados precisam ter as características abaixo:
- Mesmo viajante
- Mesma companhia aérea
- Mesmo local de origem e destino
- A validade da reserva não tenha expirado
-
Data de partida do voo não pode estar em um range de 24h para voos nacionais e 72h para voos internacionais. (Válido para antes e depois do solicitado anteriormente.)
Caso encontre algum desses cenários nas suas reservas, o Paytrack notificará os solicitantes com a mensagem de “Reserva em duplicidade” e explicará em detalhes qual o cenário encontrado para que o usuário tome uma ação antes de prosseguir com a solicitação.
Importante: Você somente poderá criar uma nova solicitação, se a anterior, que possui uma reserva semelhante, for cancelada.
Como resolvo reservas duplicadas?
Após compreender o cenário que resultou em duplicidade e localizar o relatório, o usuário deverá cancelar/excluir o outro voo antes de seguir com a solicitação de um novo. Para encontrar suas reservas ativas, basta acessar o menu “Viagens” e sub-menu “Encontrar viagens”.
Como evito reservas duplicadas?
É simples.
Fez um pedido e não vai mais usar, lembre-se de cancelar seu relatório.
Esteja sempre em dia com suas solicitações.
Evite deixar relatórios nos status <reprovado>, <seleção> ou <rascunho>.
Acompanhe-as em <encontrar viagens>.
Porque as companhias aéreas multam quem cria mais de uma reserva para voos semelhantes?
Acima explicamos os critérios para uma reserva ser considerada duplicada. Mas, vamos retomar aqui.
Para uma reserva ser considerada duplicada ela precisa:
- Mesmo viajante
- Mesma companhia aérea
- Mesmo local de origem e destino
- A validade da reserva não tenha expirado
- Data de partida do voo não pode estar em um range de 24h para voos nacionais e 72h para voos internacionais. (Válido para antes e depois do solicitado anteriormente.)
As companhias aéreas entendem que um mesmo viajante não tem como ocupar 2 lugares em um voo semelhante. Logo, elas veem esta prática como uma atitude que elimina a possibilidade de venda deste voo (assento) para outro passageiro.
Por isso, as companhias aéreas podem aplicar multas para quem faz várias reservas para voos semelhantes.
Disponível para:
Todos os usuários
Clientes que tenham o módulo TRAVEL ativo.
Não tem o módulo ativo? Saiba como ativar aqui.