No Paytrack, existe o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) do campo imagem da despesa. Essa é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem, lendo o valor e a data.
Há algumas considerações quanto ao uso:
- O reconhecimento é feito apenas em caracteres datilografados.
- A identificação de texto não é instantânea, levando alguns segundos após inserir a imagem.
- A leitura depende da qualidade da imagem, podendo não ocorrer em alguns casos.
- Os valores e as datas são apenas sugestões, podendo ser alterados manualmente após a conferência das informações.
- As imagens inseridas devem ter as extensões: jpg, jpeg, bmp, gif, png, tif ou tiff. Qualquer outra extensão o OCR não consegue ler.
Exemplo de uma imagem discursiva e uma datilografada.
A seguir especificaremos como utilizar essa função no Paytrack.
No aplicativo:
- Clique em Despesa e tire uma foto do comprovante com todas as informações legíveis;
- Clique em
para tirar uma nova foto ou em
para utilizá-la;
- Clique em Continuar mais tarde.
- Acesse Despesas a classificar;
- Clique sobre a despesa para editá-la;
- Note que há informações sobre a despesa digitalizada, apenas a data em que ela foi digitalizada, não significando que é a data da despesa. Para ler OCR clique no ícone
no canto superior direito da imagem;
- O sistema fará o reconhecimento dos caracteres e irá exibir uma mensagem com a sugestão de valor e data, sendo possível aceitá-la clicando em Sim ou recusá-la clicando em Não;
- Perceba que agora o sistema ajustou a data da despesa e o valor para que fique compatível ao cupom digitalizado. Agora basta preencher as demais informações obrigatórias e clicar em Salvar despesa.
Pela web:
- Na página inicial do Paytrack clique em Despesas a Classificar
- Clique no botão "+ Despesa";
- Insira o comprovante no campo imagem e preencha as informações obrigatórias;
- Clique em "Confirmar";
- Selecione a despesa criada;
- Clique em "Ler OCR" no canto superior direito da imagem;
- O sistema fará o reconhecimento dos caracteres e irá exibir uma mensagem com a sugestão de valor e data, sendo possível aceitá-la ("Sim") ou recusá-la ("Não");
- Clique em "Confirmar" novamente.
Caso você não possua essa funcionalidade, entre em contato com o administrador do sistema na sua empresa.