Caso um colaborador queira finalizar sua prestação de contas, por exemplo, mas seu usuário não esteja cadastrado na hierarquia utilizada na etapa de aprovação seguinte, ele será impedido de continuar e a mensagem "Colaborador X não está vinculado na hierarquia Y" aparecerá em sua tela.
Para ajustar esta situação basta que o administrador, ou outro usuário com permissões para alterações em hierarquias, adicione este colaborador na hierarquia sinalizada na mensagem que aparece em sua tela.
Essa mensagem é exibida quando no fluxo a opção “Por centro de custo” está ativa em uma etapa do fluxo, e dentro da hierarquia definida para aprovação, não existe uma hierarquia com o mesmo identificador do centro de custo selecionado.
Existem duas formas de ajustar essa situação
1- Cadastrar uma hierarquia filho com o mesmo identificador do centro de custo dentro da hierarquia de aprovação
Para isso, primeiramente precisamos identificar qual a etapa do fluxo está apresentando essa situação.
No exemplo abaixo a etapa é Autorização:
Após identificar a etapa precisamos acessar o fluxo e identificar a hierarquia que está sendo utilizada para aprovação dessa etapa.
Acessar a aba “Configurações” > “Fluxos”> Acessar o fluxo utilizado (Que no nosso exemplo é o fluxo “Solicitação”);
Localizar a etapa ao qual a mensagem se refere, no caso do nosso exemplo, “Autorização” > Clicar nas configurações da etapa (ícone de engrenagem)
Obs: Nessa etapa, pode existir mais de uma hierarquia de aprovação, então é necessário verificar todas as hierarquias que possuírem a flag “Por centro de custo” ativa.
Ao identificar a(s) hierarquia(s), basta acessar a aba “Configurações” > “Hierarquias“ > Clicar sobre a hierarquia > Clicar no botão “Adicionar filho” > Informar o nome desejado > informar o identificador (Aqui o identificador deve ser o mesmo identificador utilizado no centro de custo que no nosso exemplo é “3”) > Clicar no botão “Salvar”.
Após salvar a nova hierarquia, será necessário adicionar os colaboradores e aprovadores dentro dessa hierarquia.
Depois de finalizar esse processo, o relatório poderá ser gerado/aprovado normalmente.
2 - Removendo a aprovação por centro de custo dentro dentro da etapa no fluxo.
Para isso, primeiramente precisamos identificar qual a etapa do fluxo está apresentando essa situação.
No exemplo abaixo a etapa é Autorização:
Após identificar a etapa, devemos acessar a aba “Configurações” > “Fluxos”> Acessar o fluxo utilizado (Que no nosso exemplo é o fluxo “Solicitação”);
Feito isso, devemos localizar a etapa ao qual a mensagem se refere que conforme nosso exemplo é “Autorização” > Clicar nas configurações da etapa (ícone de engrenagem)
Localizar a hierarquia onde está ativa a opção “Por centro de custo” que no nosso exemplo é a hierarquia “Autorização” e desmarcar a flag.
Obs: Nessa etapa pode existir mais de uma hierarquia de aprovação, verificar todas as hierarquias que possuírem a flag “Por centro de custo” ativa.
Após esse processo o sistema não buscará mais o centro de custo nessa hierarquia permitindo a geração/aprovação do relatório.